JATEAMENTO

• Limpeza

É a mais tradicional aplicação e de eficiência amplamente reconhecida.
Hoje, desde a limpeza de peças fundidas, usinadas, passando por carburadores, e até mesmo peças de aviões e navios podem ser limpas com jateamento. Praticamente todos os setores industriais são usuários do processo, nem que seja para manutenção em geral.

• Acabamento

Muito utilizado para dar uniformização em peças de aço inox, alumínio e demais metais não ferrosos. Proporciona um acabamento uniforme eliminando quase que por completo riscos, manchas de solda e raspagem de lixadeiras. Para este serviço dispomos de gabinetes de sucção, pressão e utilizamos micro esfera de vidro e granalha de aço inox.

• Fosqueamento

Atende às necessidades técnicas e decorativas simultaneamente desde a remoção de polimento (efeito anti-refluxo) até a gravação de marcas e logotipos em qualquer tipo de superfície.

• Preparação

Consiste em criar rugosidade adequada para aplicação de tinta, revestimento cerâmico, borracha e metalização em geral.

• Texturização

Elimina eventuais porosidades, fissuras e pequenos defeitos estruturais, criando textura em tipos e níveis adequados a cada necessidade.

 

 

SHOT PEENING

 

Shot Peening é um processo de trabalho a frio, em que um componente é bombardeado, em alta velocidade, com material esférico.

O processo é normalmente realizado em um ambiente fechado, como uma cabine, que permite a recuperação e a reutilização da granalha limitando assim a quantidade de pó. O jateamento é impulsionado por turbinas ou por ar comprimido através de bicos.

O propósito deste processo é aumentar a resistência do componente contra trincas e fadigas, que normalmente se originam na superfície devido ao estresse da tensão aplicada. O shot peening também aumenta a resistência à corrosão.